sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Correio Forense - Motorista é condenada por causar a morte de motociclista que trafegava pela preferencial - Direito Penal

24-12-2009

Motorista é condenada por causar a morte de motociclista que trafegava pela preferencial

 

O motorista que trafega na via preferencial confia que o motorista que transita na via secundária aguardará a passagem preferencial. Com este entendimento, a 3ª Câmara Criminal do TJRS, manteve a condenação da motorista que confessou ter colidido seu automóvel Gol com uma motocicleta Honda/CG 125 que trafegava por via preferencial.

O recurso da motorista foi provido apenas em parte para reduzir a pena privativa de liberdade para 1 ano, 9 meses e 10 dias de reclusão.

As testemunhas confirmaram o que a autora da batida havia afirmado em confissão. Conforme relatou, na data do fato a pista estava molhada, circunstância que exigiria ainda maior cuidado de sua parte.

Para o relator, Desembargador Odone Sanguiné, a alegação da ré de que a vítima teria contribuído para o acidente pois dirigia a motocicleta em alta velocidade, mesmo que comprovado, não elimina a responsabilidade da autora o que somente aconteceria por culpa exclusiva da vítima. Observou também o magistrado que a denunciada não possuía habilitação para conduzir veículo automotor.

De acordo com o relator, o próprio Código de Trânsito Brasileiro esclarece, em seu art. 28, que o condutor deverá conduzir seu veículo em estado de permanente atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito. Considerou o Desembargador Sanguiné que “não tendo a acusada observado a preferência da vítima, bem como não tendo agido com a devida cautela na condução do veículo, levando-se em consideração que a pista estava molhada, agiu ela de forma imprudente, caracterizando sua culpa no delito”.

Nestes casos aplica-se o princípio da confiança segundo o qual o motorista que trafega na via preferencial confia que o condutor que provém de via secundária aguardará a passagem preferencial daquele.

Votaram de acordo com o relator a Desembargadora Elba Aparecida Nicolli Bastos e o Desembargador Ivan Leomar Bruxel. O julgamento da apelação criminal ocorreu em 12/11/2009.

 

Fonte: TJRS


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Motorista é condenada por causar a morte de motociclista que trafegava pela preferencial - Direito Penal

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , ,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário