sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Agência Brasil - Governo instala unidades de Polícia Pacificadora no Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, na zona sul do Rio - Violência

 
23 de Dezembro de 2009 - 15h48 - Última modificação em 23 de Dezembro de 2009 - 19h52


Governo instala unidades de Polícia Pacificadora no Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, na zona sul do Rio

Thaís Leitão
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, inauguraram na manhã de hoje (23), mais uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) que vai atuar nas comunidades do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, e do Cantagalo, em Ipanema, na zona sul da cidade. O projeto, criado pelo governo fluminense, prevê a instalação de postos de policiamento comunitário em favelas cujo controle historicamente está nas mãos de traficantes ou milicianos.

De acordo com o comandante da unidade, capitão Leonardo Nogueira, a companhia é composta por 300 policiais recém-formados, que receberão o apoio de outros 40 cabos e soldados do batalhão de Copacabana, responsável pela região. O capitão afirmou, ainda, que cerca de 100 homens serão deslocados posteriormente para a Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos, que também serão ocupadas pela polícia. Nesta manhã, agentes do Batalhão de Choque já começaram a realizar operações no entorno das comunidades, mas segundo Sérgio Cabral ainda não há data definida para a ocupação de fato, que deve ocorrer nos próximos dias.

O governador destacou que a nova UPP vai garantir tranquilidade não apenas aos moradores do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, mas também a quem trabalha no asfalto.

“É hora da cidade comemorar. Quantos moradores pagam seus impostos desesperados com balas perdidas, com risco de vida? Quem transita por aqui e os trabalhadores de restaurantes e hotéis da região também vão ganhar com essa pacificação”, afirmou.

O secretário Beltrame ressaltou que a expectativa é “a melhor possível” em relação à ocupação das comunidades pela unidade pacificadora, principalmente em função do retorno que ele tem recebido de moradores das outras cinco regiões que já receberam as UPPs, como o Morro Santa Marta, também na zona sul.

“Estamos devolvendo esse território aos seus verdadeiros donos e agora é esperar que venham outros investimentos, a iniciativa privada. Quanto mais se atende as demandas da comunidade, menos polícia, menos investimentos em segurança são necessários”, disse.

Apesar do otimismo das autoridades, a cerimônia de inauguração contou com a presença de poucos moradores. Para o presidente da Associação de Moradores do Cantagalo, Luiz Bezerra, depois de tantos anos sob o domínio de traficantes, muitos moradores ainda temem que a mudança não seja efetiva.

“Imagina uma comunidade que há 30 anos é dominada pelo tráfico. Tem gente que nem está acreditando que isso vai mudar e está receosa. Mas eu tenho certeza de que agora vai funcionar porque a polícia está entrando de outra forma e junto com projetos sociais”, afirmou. Segundo Bezerra, a inauguração não contou com a participação de muitos moradores porque foi marcada para o início da manhã, quando a maioria estava trabalhando.

A dona de casa Nazaré Pereira Lima, uma das poucas moradoras que acompanhou a distância a movimentação de policiais e autoridades, acredita ser cedo para saber se as melhorias serão definitivas.

“Eles acabaram de chegar, não dá para saber se realmente vai mudar. Só com o passar do tempo vamos poder dizer alguma coisa”, concluiu.
As próximas UPPs devem ser inauguradas em comunidades da zona norte até o início de março do ano que vem. A Secretaria de Segurança garante que, até o final de 2010, 3 mil novos policiais militares serão formados e estarão trabalhando nas unidades.



Edição: Rivadavia Severo  


Agência Brasil - Governo instala unidades de Polícia Pacificadora no Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, na zona sul do Rio - Violência

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário