sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Agência Brasil - Programa da TV Brasil mostra problemas e desafios do Haiti - Segurança

 
17 de Dezembro de 2009 - 15h42 - Última modificação em 17 de Dezembro de 2009 - 15h42


Programa da TV Brasil mostra problemas e desafios do Haiti

Da Agência Brasil


 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Problemas sociais e econômicos enfrentados pela população do Haiti são o tema principal do programa Caminhos da Reportagem que será exibido hoje (17) à noite pela TV Brasil.

Os indicadores da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que mais de 50% da população haitiana está abaixo da linha de pobreza. De acordo com a Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 3,8 milhões dos 8,3 milhões de habitantes passam fome e 47% das crianças com menos de 5 anos de idade têm problemas de crescimento.

O Haiti ocupa o 149º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, com 182 nações.

Hoje, o país depende de missões de paz e da ajuda financeira da comunidade internacional. Em outubro, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a prorrogação, até o final de 2010, do mandato da missão de paz (Minustah) no Haiti, liderada pelo Brasil.

O objetivo da missão das Nações Unidas é garantir a segurança do país, devastado pelos conflitos internos, pela instabilidade social e elevada taxa de desemprego. Ao longo dos últimos cinco anos, mais de 10 mil militares brasileiros já passaram pelo Haiti.

O comandante das tropas, o general brasileiro Floriano Peixoto Vieira Neto, diz que o cenário que encontrou há quatro anos é bem diferente do atual. “Mudou radicalmente em termos de segurança. Hoje o país está funcionando plenamente com suas instituições. Entretanto, por ser extremamente pobre, o país ainda é frágil.”

A equipe da TV Brasil esteve no país para ver como vive hoje a única população das Américas que conseguiu a independência, em 1804, por meio de uma revolução de escravos e só conquistou a democracia depois de mais de um século, com a primeira eleição para presidente em 1990.

O programa Caminhos da Reportagem vai ao ar às 22h.



Edição: Juliana Andrade e Lílian Beraldo  


Agência Brasil - Programa da TV Brasil mostra problemas e desafios do Haiti - Segurança

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário