domingo, 23 de agosto de 2009

Agência Brasil - Delegado diz que ação na Cracolândia recuperou confiança da população - Segurança

 
22 de Agosto de 2009 - 15h23 - Última modificação em 22 de Agosto de 2009 - 16h12


Delegado diz que ação na Cracolândia recuperou confiança da população

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

São Paulo - Recuperar a confiança da população foi o melhor resultado obtido com a Ação Integrada Centro Legal, segundo a avaliação do delegado da seccional do centro, Aldo Galeano. “O que eu achei mais positivo até o momento da população foi o resgate da confiança da população no Poder Público”, disse em entrevista á Agência Brasil.

Lançada no dia 22 de julho, a operação reúne mais de 20 órgãos do estado e da prefeitura de São Paulo para a recuperação da ruas do centro da cidade dominadas por traficantes e usuários de crack – a Cracolândia.

Galeano considera que o resultado obtido até agora com a ação é “altamente positivo”. No entanto, para ele, o fato de a população estar fazendo denúncias contra os crime na região é razão de entusiasmo. “A população já estava acostumada com aquele pessoal [viciado], com o descaso, sentia uma ausência do poder público.”

Segundo o delegado, as ações na região dispersaram as grandes aglomerações de usuários de droga que facilitavam a prática de crimes. Ele disse ainda que ocorreram 26 prisões por tráfico de drogas na região, principalmente de traficantes de cocaína.

O delegado acredita que apenas uns poucos “resistentes” sem perspectiva de vida permanecem na região. Ele avalia que a internação compulsória seria uma possível solução para essas pessoas.

Para o Coronel Marcos Chaves, os principais avanços estão sendo obtidos pela atuação dos agentes de assistência social e de saúde. Ele destacou os 1.091 encaminhamentos realizados por essas ações.

Chaves acredita que a realidade da região central de São Paulo está sendo modificada devido ao trabalho direto com a comunidade. Ele avalia que está havendo uma “mudança de comportamento naquela região, tanto dos moradores quanto por aqueles que usavam aquela região para serem moradores em situação de rua e usuários de droga”.

O coronel ressaltou que não está sendo feito “um trabalho de limpeza urbana”, mas um conjunto de ações com foco nas pessoas. “Nós estamos lidando com seres humanos”. Por isso, de acordo com Chaves, o trabalho deverá ser prolongado. “Não é uma solução mágica”.



Edição: Talita Cavalcante  


Agência Brasil - Delegado diz que ação na Cracolândia recuperou confiança da população - Segurança

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário