quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Agência Brasil - STJ mantém condenação de policiais que participaram do Massacre de Carajás - Violência

 
25 de Agosto de 2009 - 18h58 - Última modificação em 25 de Agosto de 2009 - 19h43


STJ mantém condenação de policiais que participaram do Massacre de Carajás

Marco Antonio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou hoje (25) recursos dos policiais militares condenados pela morte de 19 trabalhadores em 1996, em Eldorado dos Carajás, no Pará, em um operação que visava a liberar estrada bloqueada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Os ministros da 5ª Turma do STJ consideraram regular, por unanimidade, o julgamento ocorrido em 2002. O Tribunal do Júri condenou o coronel Mário Colares Pantoja a 228 anos prisão e o major José Maria Pereira de Oliveira, a 158 anos e quatro meses de detenção. Os condenados ainda respondem ao processo em liberdade graças a um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Quando foram mortos, os trabalhadores sem terra ocupavam a rodovia PA-150 há três dias em protesto contra a demora na desapropriação de terras para reforma agrária. O coronel Pantoja era o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Marabá e o major Oliveira comandava a Companhia de Policiamento Militar de Parauapebas (PA). A violenta ação policial ficou conhecida mundialmente como o Massacre de Eldorado dos Carajás.

Os policiais condenados ainda podem recorrer da decisão da 5ª Turma no próprio STJ e no STF.



Edição: Nádia Franco  


Agência Brasil - STJ mantém condenação de policiais que participaram do Massacre de Carajás - Violência

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário