10 de Agosto de 2009 - 18h45 - Última modificação em 10 de Agosto de 2009 - 19h06
Índices de produtividade da terra devem ser atualizados até o fim do ano
Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
![]()
![]()
![]()
![]()
Antônio Cruz/ABrBrasília - O presidente substituto do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Roberto Kiel, disse hoje (10) que a atualização dos índices de produtividade da terra deve ser apresentada até o final de 2009. A atualização desses índices – que servem de parâmetro para classificar as propriedades rurais improdutivas para fim de reforma agrária – é uma das reivindicações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) acampados em Brasília.
Brasília - Trabalhadores e trabalhadoras rurais do MST e da Via Campesina acampados em frente ao Estádio Mané Garrincha. A mobilização integra a Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária
Segundo o MST, este índice, criado em 1975, já está defasado. “Tudo que cabia ao Incra e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário fazer já foi feito. Preparamos uma tabela, inclusive com a ajuda técnica do Ministério da Agricultura, e ela já está na mesa do ministro Reinhold Stephanes [da Agricultura] há cerca de três anos”, informou Kiel.
“Há boas chances de que a atualização desses índices seja anunciada até o final do ano”, estima Kiel. “Caso não saia logo, corre o risco de ela nascer defasada”, completa.
Kiel diz que a revisão dos índices não colocará em risco as propriedades medianas. “Isso ocorrerá apenas nos piores imóveis com os piores desempenhos de produção e produtividade”, afirmou à Agência Brasil.
Ele explica que apesar do contingenciamento, o orçamento de 2009 do órgão – que é de cerca de R$ 716 milhões – é três vezes maior do que o de 2003 e muito próximo ao de 2008. “Ainda é um orçamento baixo para cumprir a meta de 75 mil assentamentos, mas é no segundo semestre que os assentamentos costumam ser feitos em ritmo mais acelerado.”
Segundo o Incra, o número de assentamentos concluídos até agosto, em 2009, foi de cerca de 25 mil.
Edição: Lílian Beraldo![]()
Technorati Marcas: : Direito Público, Direitos Sociais, Agência Brasil, Notícias de Direitos Sociais, Administração Pública, Agricultura, Agricultura Familiar, Agronegócio, cidades, desenvolvimento, desenvolvimento social, desenvolvimento sustentável, direitos sociais, economia, estados, Estado, emprego, governo, inclusão social, movimentos sociais, pecuária, Presidência da República, reforma agrária, saúde do trabalhador, sindicalismo, sociedade civil, trabalho,
BlogBlogs Marcas: : Direito Público, Direitos Sociais, Agência Brasil, Notícias de Direitos Sociais, Administração Pública, Agricultura, Agricultura Familiar, Agronegócio, cidades, desenvolvimento, desenvolvimento social, desenvolvimento sustentável, direitos sociais, economia, estados, Estado, emprego, governo, inclusão social, movimentos sociais, pecuária, Presidência da República, reforma agrária, saúde do trabalhador, sindicalismo, sociedade civil, trabalho,

Nenhum comentário:
Postar um comentário