segunda-feira, 19 de julho de 2010

Correio Forense - Cumprindo pena em regime semiaberto, condenado pede ao STF benefício da visita periódica ao lar - Direito Penal

16-07-2010 10:30

Cumprindo pena em regime semiaberto, condenado pede ao STF benefício da visita periódica ao lar

 

Depois de cumprir um sexto da pena em regime fechado pelo crime de roubo majorado e conseguir a progressão para o regime semiaberto, Cláudio Orlando do Nascimento impetrou Habeas Corpus (HC 104780) no Supremo Tribunal Federal (STF) para ver garantido seu direito ao benefício da Visita Periódica ao Lar – o chamado VPL.

O pedido feito ao juiz de execução penal foi negado. O magistrado tomou por base parecer do Ministério Público da Vara de Execuções Penais, que citou a quantidade da pena ainda a ser cumprida pelo detento, além de relatar um dos delitos pelos quais Cláudio já cumpre pena. Para o juiz, a saída para visita à família poderia servir de estímulo para eventual fuga do condenado.

Ao pedir o benefício, a defesa sustenta que Cláudio obteve parecer favorável ao pleito pela Comissão Técnica de Classificação (CTC) do Presídio Estadual Vicente Piragibe, onde cumpre sua pena. E que seu comportamento foi considerado excepcional, conforme a TFD (Transcrição da Ficha Disciplinar).

Além disso, o advogado lembra que a própria Lei de Execução Penal (LEP) prevê, no inciso III de seu artigo 123, o benefício do VPL para condenados que já cumpriram um sexto de suas penas e estejam em regime semiaberto, com o objetivo de “possibilitar a ressocialização do sentenciado, assegurando seu contato com a família, o que muito contribui para o reingresso na vida em sociedade”.

Fonte: STF


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Cumprindo pena em regime semiaberto, condenado pede ao STF benefício da visita periódica ao lar - Direito Penal

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , ,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário