terça-feira, 22 de setembro de 2009

Agência Brasil - Portadores de deficiência comemoram Dia Nacional de Luta - Direitos Sociais

 
21 de Setembro de 2009 - 06h40 - Última modificação em 21 de Setembro de 2009 - 06h40


Portadores de deficiência comemoram Dia Nacional de Luta

Da Agência Brasil


 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Cadeirantes do Distrito Federal se concentram hoje (21) em uma das vias comerciais mais movimentadas de Brasília, a Superquadra Sul 404/405, também conhecida como Rua dos Restaurantes. Eles querem mostrar, no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que até mesmo ir a um restaurante pode ser muito difícil - desde a chegada ao estacionamento até a entrada no estabelecimento.

Os portadores de deficiência pretendem mostrar também que mesmo com leis para implementação da acessibilidade em estabelecimentos públicos, poucos empresários se adaptaram a elas. Para dar visibilidade ao problema, será aplicada a multa e notificação cidadã em todos os estabelecimentos que não têm acessibilidade, como um alerta aos empresários. A notificação foi sugerida por Ronald Carvalho, portador de esclerose múltipla e cadeirante.

O governo do estado do Rio, as prefeituras paulistas de Diadema, Mauá e São Bernardo do Campo, as câmaras municipais, a Central Única dos Trabalhadores e outras entidades assinarão a adesão à Campanha Nacional da Acessibilidade. No Rio, a assinatura está marcada para as 10h, no Jardim de Inverno do Palácio Guanabara. Em São Paulo, será às 18h no Teatro Cacilda Becker.

O ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, estará presente em duas atividades que marcam a data. Em Campinas, onde haverá a abertura da Semana Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, ele participa, às 14h, do evento Somos Todos Brasileiros, pela afirmação da cidadania. Em São Bernardo do Campo, Vannuchi estará, às 18h, no ato coletivo de adesão à Campanha Nacional de Acessibilidade.  

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído em 2005 por meio da Lei 11.133.



Edição: Graça Adjuto  


Agência Brasil - Portadores de deficiência comemoram Dia Nacional de Luta - Direitos Sociais

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário