quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Agência Brasil - PF deve usar sistema de monitoramento por aviões não tripulados ainda este ano - Segurança

 
21 de Setembro de 2009 - 20h27 - Última modificação em 21 de Setembro de 2009 - 23h00


PF deve usar sistema de monitoramento por aviões não tripulados ainda este ano

Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Manaus - Um novo sistema de monitoramento nacional por aviões não tripulados deve ser colocado em prática, ainda este ano, pela Polícia Federal (PF), em todo o território nacional.

A informação foi dada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, hoje (21), em Manaus, durante a abertura da 21ª Reunião do Grupo de Trabalho da Interpol para Crimes Contra a Vida Selvagem. De acordo com o ministro, o sistema faz parte de um grande projeto denominado Vant e já se encontra funcionando em caráter experimental em Foz do Iguaçu (PR).

“O projeto será estendido para todo o país. Não podemos ter a ilusão de que teremos o controle físico de toda a área de fronteira. Isso é impossível. Temos que ter o controle tecnológico e projetos estratégicos”, disse.

Segundo o ministro, o projeto Vant representa um dos esforços do governo federal no sentido de promover a segurança nacional e coibir, por exemplo, os crimes ambientais. Com 16 metros de envergadura e uma autonomia de vôo de 36 horas, os “aviões espiões” que foram comprados serão capazes de enxergar túneis subterrâneos e monitorar o contrabando de armas, o tráfico de drogas e os grupos armados nas fronteiras e nas favelas.

Em entrevista à Agência Brasil, o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, explicou que as aeronaves são fabricadas em Israel e permitem a identificação de pessoas até mesmo em baixo da copa das árvores, após a emissão de um tiro, pelo calor gerado. Também serão capazes de interagir com satélites.

“É uma grande ferramenta de inteligência para a Polícia Federal, que vai nos permitir monitorar as regiões ininterruptamente. Em dezembro, já devem começar a operar”, informou Corrêa.

Serão inicialmente três aviões não tripulados, mas a meta é chegar a 14. Todo o conjunto do projeto,  incluindo a infraestrutura de treinamento, a base de comando e as três aeronaves iniciais, está estimado em R$ 50 milhões de dólares. Ainda segundo Corrêa, o projeto Vant terá cinco sedes no Brasil, sendo uma delas na Amazônia.

“Com esses três [aviões] poderemos cobrir boa parte do território brasileiro, incluindo a Amazônia”, garantiu o diretor-geral da PF.



Edição: Lana Cristina  


Agência Brasil - PF deve usar sistema de monitoramento por aviões não tripulados ainda este ano - Segurança

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário