quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Agência Brasil - Jobim afirma que Brasil não tem pretensão de desenvolver armas nucleares - Segurança

 
28 de Setembro de 2009 - 14h35 - Última modificação em 28 de Setembro de 2009 - 14h35


Jobim afirma que Brasil não tem pretensão de desenvolver armas nucleares

Thaís Leitão
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, defendeu na manhã de hoje (28) que o programa nuclear brasileiro tenha apenas fins pacíficos e enfatizou que o país não tem qualquer pretensão de desenvolver armas com tecnologia nuclear.

“Se a tivéssemos, seria ilegal, ilegítima e inconstitucional”, afirmou Jobim, ressaltando que há impeditivos jurídicos para isso, previstos na Constituição Federal de 1988.

O ministro fez as afirmações, durante a abertura da Conferência Internacional Nuclear do Atlântico, no Rio de Janeiro, ao comentar recentes declarações do vice-presidente José Alencar defendendo o desenvolvimento de armas nucleares para proteção das fronteiras e contra “a cobiça internacional”, especialmente depois da descoberta das reservas de petróleo na camada pré-sal.

"As observações que o senhor vice-presidente da República fez são observações que entram em sua posição especialíssima em termos de ter a manifestação de ideias próprias. Basta ver as recorrentes manifestações em relação a juros. É legítimo que faça manifestações e as afirme", disse.

O ministro também negou que o Brasil apoie o programa nuclear do Irã, considerado polêmico, tendo sido acusado por alguns países do Ocidente de estar desenvolvendo bomba com tecnologia nuclear.

“Não devemos aplaudir nenhum programa com proliferação de armas nucleares", acrescentou.



Edição: Lana Cristina  


Agência Brasil - Jobim afirma que Brasil não tem pretensão de desenvolver armas nucleares - Segurança

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário