sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Agência Brasil - Modelo de segurança implantado em comunidade carioca poderá ser aplicado em outras cidades - Violência

 
17 de Setembro de 2009 - 18h54 - Última modificação em 17 de Setembro de 2009 - 21h53


Modelo de segurança implantado em comunidade carioca poderá ser aplicado em outras cidades

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - O modelo de segurança pública implantado no Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, deverá ser implantado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) em comunidades populares de outras cidades, disse hoje (17) o ministro da Justiça, Tarso Genro.

A favela foi pacificada após a ocupação de policiais treinados, que recuperaram o território antes controlado pelo crime organizado. Os 500 policiais que atuam no Dona Marta foram capacitados pelo Pronasci na técnica de policiamento comunitário.

Para o ministro da Justiça, a batalha da segurança pública no Rio de Janeiro é exemplar para todo o país. “Se aqui nós não avançarmos, a médio prazo, vai ficar muito difícil superar este paradigma de segurança pública que hoje está fracassando em todos os estados do país”, disse.

Tarso Genro participou, no Rio de Janeiro, da assinatura de convênio entre o Ministério da Justiça e a prefeitura carioca para a liberação de mais R$ 100 milhões no âmbito do Pronasci. Uma parte da verba será usada na aquisição de armas não letais para a Guarda Municipal e na instalação de 350 câmeras de vigilância em áreas comerciais e turísticas da cidade.

O restante do dinheiro vai ser aplicado na capacitação de moradores e na urbanização de 11 comunidades populares (Cidade de Deus, Dona Marta, Complexo do Alemão, Acari, Complexo da Penha, Reta do João XXIII, Vila Kennedy, Vila Aliança, Maré, Manguinhos e Providência).

“Este aporte de recursos aqui vai colocar o Rio de Janeiro na vanguarda da execução de programas preventivos que são fundamentais para o Pronasci”, disse o ministro da Justiça.





Edição: Aécio Amado  


Agência Brasil - Modelo de segurança implantado em comunidade carioca poderá ser aplicado em outras cidades - Violência

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário