16-09-2009Ex-policial federal suspeito de desvio de dinheiro e de drogas responderá a processo em liberdade
![]()
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal concedeu Habeas Corpus (HC 97476) para que o ex-escrivão de Polícia Federal Fábio Marot Kair responda aos processos penais instaurados contra ele em liberdade. Ele está preso cautelarmente há mais de três anos e até agora não sobreveio o seu julgamento, disse o relator do caso, o ministro Celso de Mello.
O ministro afirmou que mesmo que o excesso de recursos interpostos pelo réu atrase o processo, isso não justifica tão longa prisão cautelar, afinal recorrer das decisões judiciais é um direito do réu. Ele ressaltou que, no caso, a demora na prolação da sentença encontra-se absolutamente divorciada dos padrões de razoabilidade. Celso de Mello frisou que a concessão do HC em nada impede o prosseguimento do processo penal contra Fábio Kair na Justiça.
O ex-policial está preso preventivamente desde dezembro de 2005, acusado de homicídio qualificado e extorsão mediante sequestro. A imprensa nacional noticiou amplamente a suposta participação do ex-policial que perdeu o cargo por determinação da Justiça no roubo de dinheiro e de drogas apreendidos pela Polícia Federal em operações no Rio de Janeiro.
Fonte: STF
A Justiça do Direito Online
O Direito Penal e a segurança pública em notícias. Busca-se pela garantia do princípio da “nulla poena sine lege”, não há pena sem lei [Digesta 5.1.131], ou seja, “nullum crimen, nulla poena sine praevia lege”! Por fim, o blog tem por foco o Direito Penal Garantista, ou garantismo penal, onde não pode haver punição sem julgamento [Nulla poena sine iudicio] e sem processo (Secundum eventum litis, Segundo o resultado do processo), sem o Devido processo legal seja formal ou substancial.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Correio Forense - Ex-policial federal suspeito de desvio de dinheiro e de drogas responderá a processo em liberdade - Direito Penal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário