sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Agência Brasil - Cai número de vítimas de bala perdida no Rio - Segurança

 
25 de Novembro de 2009 - 18h56 - Última modificação em 25 de Novembro de 2009 - 18h55


Cai número de vítimas de bala perdida no Rio

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - De janeiro a setembro, 143 pessoas foram vítimas de bala perdida no Rio de Janeiro. Dessas, seis morreram e 137 ficaram feridas, uma queda de 21% em relação aos primeiros nove meses de 2008. No mesmo período do ano passado, quando 181 pessoas foram vítimas de balas perdidas, houve 14 mortes e 167 pessoas feridas.

Os dados fazem parte do relatório trimestral sobre o tema, divulgado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). A instituto buscou levantar algumas características das vítimas, como sexo e idade; bem como identificar o local da ocorrência e observar se há menção a algum evento nas proximidades, tais como ação policial, ação de criminosos ou ainda outros fatos de natureza diversa como festas, disparos contra terceiros e roubos.

O ISP, órgão da Secretaria de Segurança Pública do estado, esclarece, porém, que o relatório é produzido diante do que foi convencionado pelo senso comum como sendo “bala perdida”, uma vez que a expressão não constitui um conceito jurídico ou sociológico.

“Assim, fica entendido como vítima de bala perdida a pessoa que não tinha nenhuma participação ou influência sobre o evento no qual houve disparo de arma de fogo, sendo, no entanto, atingida por projétil e podendo vir a falecer ou não”, diz o relatório.

O relatório do ISP, por outro lado, constata que, em setembro, houve “significativa redução” em mais de 15 tipos de crimes. Em relação a setembro de 2008, houve redução de 7,2% nos casos de roubo de rua; de 28% nos crimes de latrocínio; 0,5% nos casos de homicídio doloso, em que a intenção de matar; e menos 25,1% de roubos de veículos.

Houve aumento no número de ocorrências, em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2008, de roubos a residência (mais 9,7%), de estupro (mais 146,4%), de auto de resistência (mais 32,3%) e de roubo a estabelecimento comercial (mais 7,6%).

O relatório mensal do instituto, sobre as ocorrências de crimes no estado, será divulgado na íntegra, na próxima sexta-feira (30).



Edição: Lana Cristina  


Agência Brasil - Cai número de vítimas de bala perdida no Rio - Segurança

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário