sábado, 21 de novembro de 2009

Agência Brasil - Negros ainda são maioria nos serviços domésticos e na construção civil - Direitos Sociais

 
20 de Novembro de 2009 - 06h09 - Última modificação em 20 de Novembro de 2009 - 13h17


Negros ainda são maioria nos serviços domésticos e na construção civil

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O percentual de trabalhadores negros nos serviços domésticos e na construção civil ainda é maior que o de trabalhadores brancos nas mesmas funções. De 2004 a 2008, houve redução do número de trabalhadores negros nesses setores, mas a participação entre as raças ainda é desigual.

Relatórios regionais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com dados de seis regiões metropolitanas do país (São Paulo, Belo Horizonte, Distrito Federal, Salvador, Recife e Porto Alegre) apontam percentuais maiores de trabalhadores negros em postos de trabalho de menor qualificação, em que as jornadas costumam ser mais intensas e os rendimentos menores.

Em São Paulo, o levantamento apontou redução dos negros nos serviços domésticos, de 8,7% em 2004 para 7,7% em 2008. No entanto, entre os trabalhadores brancos, o percentual de trabalhadores no segmento era de de 6% e caiu para 5,7% no mesmo período.

No Distrito Federal e em Porto Alegre, o percentual de negros ocupados no setor de serviços domésticos é o dobro do número de brancos. No DF, 11,4% dos negros ocupados trabalham em atividades domésticas, contra 5,6% entre os não negros, por exemplo.

Na construção civil, a tendência é semelhante, apesar da maior proximidade entre a participação de trabalhadores negros e não negros no setor. De todos os negros ocupados na região metropolitana do Recife, por exemplo, 5,3% estão no segmento. Entre os brancos, o percentual é de 3,1%. Na capital gaúcha, os percentuais são de 7,3% e 4,3%, respectivamente.



Edição: Graça Adjuto  


Agência Brasil - Negros ainda são maioria nos serviços domésticos e na construção civil - Direitos Sociais

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário