sábado, 21 de novembro de 2009

Agência Brasil - Comunidades carentes de Paraty assistem a sessões de cinema itinerante - Direitos Sociais

 
21 de Novembro de 2009 - 13h47 - Última modificação em 21 de Novembro de 2009 - 13h47


Comunidades carentes de Paraty assistem a sessões de cinema itinerante

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - As organizações não governamentais Cineclube Paraty e Cine Bus - a primeira, brasileira e a segunda, francesa - vão levar hoje (21) sessões de cinema a comunidades carentes do bairro da Ponte Branca, em Paraty, município histórico do estado do Rio de Janeiro. O evento se insere na programação do Ano da França no Brasil.

O projeto do Cinema Itinerante foi inaugurado no dia 14 deste mês e se estenderá até o próximo dia 27, beneficiando sete populações em que grande parte das pessoas nunca teve antes a oportunidade de assistir a um filme em tela grande. O projeto já atendeu às comunidades da Ilha das Cobras, de São Gonçalo e Graúna.

Depois da Ponte Branca, o cinema itinerante visitará os bairros de Corisco (23), Patrimônio (25) e Trindade (27).

O diretor do Cineclube Paraty, Lauro Monteiro, disse que as sete comunidades atendidas concentram a maior parte das populações pobres do município, incluindo desde caiçaras que foram expulsos de suas regiões e se viram obrigados a ir para a roça, até remanescentes de quilombos.

“São comunidades que distam em torno de 15 até 30 quilômetros da cidade de Paraty, que têm a oportunidade de assistir cinema pela primeira vez, em tela inflável gigante, que foi trazida da França”, disse Monteiro. A média de audiência por sessão é de 300 pessoas, sendo a maioria formada por crianças. “Para nossa surpresa e satisfação, o maior público são as crianças. Mais de 50 a 60 crianças, em cada sessão de cinema”.

O projeto foi intermediado pelo francês David Chaigne, que morou durante um tempo em Paraty e representa a associação Eloisa de Mediações Culturais. As duas ONGs, do Brasil e da França, conseguiram o patrocínio para trazer o equipamento para Paraty. A prefeitura da cidade apoiou o projeto cedendo hospedagem, alimentação e transporte para a equipe.

Segundo Monteiro, o projeto “é um sucesso absoluto”. Ele acredita que haverá outras edições nos próximos anos. “Com recursos e a nossa organização, a expectativa é trazer novamente essa atividade”, disse.
 

 

 

 

 

 

 




Edição: Lana Cristina  



Agência Brasil - Comunidades carentes de Paraty assistem a sessões de cinema itinerante - Direitos Sociais

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário