sábado, 21 de novembro de 2009

Agência Brasil - Cai desigualdade racial no mercado de trabalho, mas resultados devem ser mais rápidos - Direitos Sociais

 
20 de Novembro de 2009 - 05h50 - Última modificação em 20 de Novembro de 2009 - 05h50


Cai desigualdade racial no mercado de trabalho, mas resultados devem ser mais rápidos

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A redução das desigualdades entre negros e brancos no mercado de trabalho depende de iniciativas mais firmes do setor sindical, das empresas e dos governos. A avaliação é da  diretora executiva do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), Cida Bento, que acredita que o Brasil tem avançado na questão, mas a passos lentos.

“A situação está melhorando, mas de forma muita lenta ainda. Poderia ser mais rápido se as instituições assumissem esse objetivo”, avalia.

Cida reconhece avanços recentes, como os apontados por levantamentos regionais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que apontam aumento da inserção dos negros no mercado de trabalho, melhoria dos rendimentos médios desses trabalhadores e ampliação do número de negros em cargos de chefia de 2004 a 2008.

No entanto, as diferenças ainda são profundas e os trabalhadores negros continuam ganhando menos e ocupando postos de menor qualificação e com menos proteção social.

“Falta o movimento sindical assumir o problema que ele tem que pautar. Tem que formar, provocar as empresas e incluir cláusulas de promoção de igualdade nos acordos de trabalho”, sugere.

Ações desse tipo têm aumentado a participação de negros no setor bancário, por exemplo. Segundo Cida, 66% dos negros que trabalham em bancos foram contratados nos últimos três anos, após acordos entre trabalhadores e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com participação do Ministério Público do Trabalho.

“As empresas estão se abrindo e o governo pode atuar mais, com políticas mais específicas, com ações do Ministério do Trabalho. Há muitas possibilidades de avançar, e a sociedade brasileira está preparada para essa mudança”.

Na avaliação da representante do Ceert, o principal gargalo para a redução das desigualdades ainda está na entrada do mercado de trabalho, pela discriminação racial em processos de seleção e recrutamento. “Os negros não conseguem ser promovidos, mas o problema maior ainda é a entrada, não conseguem sequer ingressar”.



Edição: Graça Adjuto  


Agência Brasil - Cai desigualdade racial no mercado de trabalho, mas resultados devem ser mais rápidos - Direitos Sociais

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário