10 de Novembro de 2009 - 18h42 - Última modificação em 10 de Novembro de 2009 - 18h42
Jobim afirma que acordo com Israel não inclui combate ao terrorismo
Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
![]()
![]()
![]()
![]()
Rio de Janeiro - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, esclareceu nesta tarde (10) que o acordo de cooperação elaborado com Israel não traz ações de combate ao terrorismo. Segundo Jobim, a parceria seguirá modelo adotado com outros países, viabilizando “o entendimento e a colaboração”, e favorecerá a troca de tecnologia.
“Não é um acordo de combate ao terrorismo. É um acordo de cooperação em termos de Defesa”, afirmou. “Diz respeito a um acordo de cooperação quadro, que nós temos com diversos países, e que viabiliza entendimentos, inclusive troca de conhecimento para indústria nacional.”
“Não temos ações assim [de combate ao terrorismo] até porque no Brasil, como sabem, não há linha de terrorismo, embora a questão seja uma preocupação mundial. Estamos atentos a isso, mas não temos pretensão de ter participação em outras áreas que não a América do Sul”, completou, após palestra na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro.
Durante encontro com o presidente de Israel, Shimon Peres, nesta manhã, em Brasília, o ministro Jobim sinalizou a intenção de fechar o acordo de cooperação com Israel, em elaboração no Ministério das Relações Exteriores, no próximo ano.
Perguntado sobre possíveis parcerias com o Irã, cujo presidente Mahmou Ahmadinejad deve vir ao Brasil nos próximos dias, Nelson Jobim disse que “espera conversações”, mas que, até o momento, nada está previsto. “Essas coisas a gente não antecipa. Não sei se está na agenda do presidente do Irã, que eu saiba, não está”.
Em relação à polêmica causada pela futura visita do presidente iraniano, o ministro da Defesa também voltou a reiterar que o Brasil “fala com quem entende que deve falar”. “Precismos conversar com todos. Agora, uma coisa tem que ficar clara: ninguém diga ao Brasil com quem ele tem ou não que conversar.”
Edição: Lílian Beraldo![]()
Agência Brasil - Jobim afirma que acordo com Israel não inclui combate ao terrorismo - Violência
Nenhum comentário:
Postar um comentário