segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Correio Forense - Acusado de encomendar o assassinato da esposa pede habeas corpus no STF - Direito Penal

24-01-2010 11:00

Acusado de encomendar o assassinato da esposa pede habeas corpus no STF

 

Preso no dia 4 de junho de 2008 sob acusação de mandar matar sua mulher, o gesseiro D.L.F. impetrou Habeas Corpus (HC 102424), com pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele já havia requisitado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) o direito de responder ao processo em liberdade, mas não obteve sucesso, uma vez que aquela corte entendeu que o acusado causa risco à sociedade caso permaneça livre.

Para a defesa, esse entendimento prejudica o acusado, uma vez que é réu primário. Além disso, os advogados afirmam que não tiveram tempo suficiente para preparar a defesa pelo fato de terem sido citados com antecedência inferior a 24 horas, ofendendo assim o artigo 5º da Constituição Federal, que garante amplitude de defesa aos acusados.

Outro argumento é de que a prisão de D.L.F. teria acontecido sem que houvesse mandado de prisão, expedido após a chegada dele na delegacia. Além disso, sustenta que teria havido ainda violação do artigo 5º, LXIII, que dispõe sobre o direito do preso ser assistido por um advogado, bem como o de permanecer calado. A defesa afirma que o acusado foi interrogado sem a presença dos advogados, apesar de terem avisado ao delegado que já estavam a caminho.

 

Fonte: STF


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Acusado de encomendar o assassinato da esposa pede habeas corpus no STF - Direito Penal

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , ,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário