sábado, 30 de janeiro de 2010

Agência Brasil - Fórum Social segue rumo à África com esperança em outro mundo possível, diz idealizadora - Direitos Sociais

 
29 de Janeiro de 2010 - 18h10 - Última modificação em 29 de Janeiro de 2010 - 18h10


Fórum Social segue rumo à África com esperança em outro mundo possível, diz idealizadora

Luana Lourenço
Enviada Especial

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Porto Alegre - O Fórum Social Mundial deixa Porto Alegre hoje (29) e deve realizar 30 encontros em todo o mundo até chegar a uma nova edição centralizada em 2011, em Dacar, no Senegal, no continente africano. Até lá, o FSM vai passar por lugares como Estados Unidos, Iraque, Palestina e países da Europa e da América Latina.

Uma das idealizadoras do FSM, a antropóloga Moema Miranda, diz que o megavento sai de Porto Alegre “com um olhar de esperança, de força e de que um outro mundo já está sendo possível”. Ela acredita que após dez anos, o FSM já é mais que um espaço apenas de debates.

“Esse mundo novo já está sendo construído. Não só em termos de ideias, mas em termos de realidades, de práticas, o FSM já começa a ser um espaço em que essas sementes de um mundo novo encontram possibilidades de crescimento”, disse Moema à Agência Brasil.

Membro do Conselho Internacional do Fórum, Moema avalia que os encontros descentralizados são tão ou mais importantes que as edições centralizadas, como a de 2009, em Belém, e a próxima, de Dacar. Além de agregar contribuições locais, o caráter nômade do evento facilita a participação de ativistas em todo o mundo.

“Mesmo que a gente tivesse trilhões para gastar em passagens, seria impossível trazer todos os militantes da Índia, do Afeganistão, do Iraque, da Palestina para um só lugar. O importante quando a gente vai para esses lugares é que a agenda altermundialista se fortalece com as lutas que estão nesses lugares”, apontou.

“Se é um processo construído com a cara do sul [países em desenvolvimento], o fórum tem que ir onde o povo está”, acrescentou.

Em uma semana, a reunião de Porto Alegre – e de cinco cidades da região metropolitana – reuniu 35 mil pessoas, em mais de 900 atividades.

Veja aqui a cobertura da Agência Brasil sobre o encontro que comemou os 10 anos do Fórum Social Mundial.



Edição: Lílian Beraldo  


Agência Brasil - Fórum Social segue rumo à África com esperança em outro mundo possível, diz idealizadora - Direitos Sociais

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário