terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Agência Brasil - Porto Alegre espera receber 30 mil para o Fórum Social Mundial - Direitos Sociais

 
23 de Janeiro de 2010 - 17h40 - Última modificação em 23 de Janeiro de 2010 - 17h40


Porto Alegre espera receber 30 mil para o Fórum Social Mundial

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Acostumada com a agitação do Fórum Social Mundial, Porto Alegre, que recebeu quatro edições do evento –  inclusive a primeira –,  se prepara para os 10 anos do megaevento, de 25 a 29 de janeiro. Ao contrário dos anos anteriores – 2001, 2002, 2003 e 2005 – dessa vez a capital gaúcha vai dividir as atenções com outras 27 atividades programadas no Brasil e no mundo para o FSM em 2010.

A expectativa é que 30 mil pessoas participem do evento, número bem menor que os 130 mil registrados na edição de Belém, em 2009.

Em Porto Alegre, as atenções estarão voltadas para o balanço dos 10 anos da proposta de “outro mundo possível”. De acordo com a organização, mais de 70 intelectuais, entre eles os idealizadores do fórum, estarão na cidade para debater os rumos da proposta altermundista durante o seminário internacional “10 Anos Depois: Desafios e propostas para um outro mundo possível”.

A prefeitura liberou R$ 2 milhões para infraestrutura, organização e divulgação do evento. Na segunda-feira (25), o governo local vai assinar um convênio com o FSM para a criação do Memorial do Fórum Social.

Além da capital, cinco cidades da região metropolitana de Porto Alegre vão receber as mais de 500 atividades programadas para o encontro:  Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga e Gravataí. Algumas linhas de transporte urbano serão reforçadas para atender os participantes.

Além das inúmeras discussões teóricas sobre os rumos da economia e política mundiais, a programação inclui oficinas, exposições, shows e uma feira de economia solidária.

Durante o evento, a prefeitura de Porto Alegre pretende organizar a arrecadação de donativos para as vítimas do terremoto no Haiti.
 



Edição: Lílian Beraldo  


Agência Brasil - Porto Alegre espera receber 30 mil para o Fórum Social Mundial - Direitos Sociais

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário