terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Agência Brasil - Secretaria vai premiar animação sobre diversidade e escolher mascote contra exploração - Direitos Sociais

 
25 de Janeiro de 2010 - 16h53 - Última modificação em 25 de Janeiro de 2010 - 16h53


Secretaria vai premiar animação sobre diversidade e escolher mascote contra exploração

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), ligada à Presidência da República, está lançando um concurso de animação de 30 segundos com o tema "O que é diversidade para você? Direitos Humanos: Igualdade na Diferença".

A melhor animação participará da 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que acontecerá entre novembro e dezembro de 2010, em cerca de 20 capitais brasileiras e outros países do continente.

O lançamento do concurso ocorre na Campus Party Brasil, uma feira internacional sobre tecnologia, informação, entretenimento e uso da internet, que reunirá de hoje (25) até domingo (31), cerca de 6 mil pessoas no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP). A feira que funcionará 24 horas por dia é considerada a maior do mundo e terá a segunda edição no Brasil.

A SEDH também quer mobilizar o público de “campuseiros”, como são chamados os participantes da feira, para a campanha nacional de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Os participantes poderão criar um mascote para a campanha a ser lançada no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os premiados receberão passagens para acompanhar a Campus Party que acontece anualmente na Espanha.

As inscrições devem ser feitas até a próxima quinta-feira (28) no site www.campusparty.com.br. Apenas os participantes da feira podem concorrer.

De acordo com o secretário adjunto da SEDH, Rogério Sottili, a intenção da secretaria em participar do Campus Party é chamar atenção de pessoas comuns, especialmente as mais jovens, com acesso à internet para questões dos direitos humanos. “Essas pessoas têm um enorme potencial para participar de uma rede de combate à pedofilia na web, em ajudar com denúncia e educação”, disse o secretário.

Na opinião de Sottili, a geração da internet vive “um mundo em que a promoção dos direitos humanos é mais presente, mas essas pessoas sofrem as consequências de uma invasão midiática sobre a cultura e a educação que bloqueia a discussão sobre isso”, pondera lembrando da polêmica em torno da terceira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3).

Além dos dois concursos, a Secretaria de Direitos Humanos terá um estande na Campus Party para divulgar as chamadas “tecnologias assistivas”, como são chamados os recursos que permitem acessibilidade de pessoas com deficiência aos meios digitais.

Quem for à feira poderá conhecer, por exemplo, livros e revistas falados e publicações em braille para pessoas com deficiência visual. “Nós queremos mostrar o que existe para a inclusão digital”, explica Sottili.

O Centro de Exposições Imigrantes fica localizado na Rodovia dos Imigrantes, próximo à estação de metrô Jabaquara (850 metros).



Edição: Lílian Beraldo  


Agência Brasil - Secretaria vai premiar animação sobre diversidade e escolher mascote contra exploração - Direitos Sociais

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário