segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Correio Forense - TJSC confirma pena a policial civil por tortura contra dois adolescentes - Direito Penal

03-09-2010 16:00

TJSC confirma pena a policial civil por tortura contra dois adolescentes

 

   A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça rejeitou apelação de uma sentença da Comarca de Santa Cecília, que condenou o policial civil Marcelo Drabczynscki à pena de sete anos, 10 meses e 15 dias de reclusão, em regime fechado, pela prática do crime de tortura.

   O réu apelou para o Tribunal pedindo a absolvição, ao argumento de que não há elementos suficientes para condená-lo. Disse que seu comportamento não foi além do padrão verificado em casos como esse. Aduziu ainda que, no dia dos fatos, existiam três pessoas com o mesmo nome na delegacia, o que torna impossível apontar o responsável pelas agressões sofridas pelas vítimas. Pediu, alternativamente, a redução da pena.

    De acordo com os autos, no dia 8 de outubro de 2000, às 24 horas, o apelante, no interior da delegacia de polícia onde desempenhava as funções de policial civil, submeteu dois adolescentes - detidos naquela noite - a tortura, com chutes e socos. Teria, inclusive, sapateado sobre o pé de uma das vítimas.

    Posteriormente, com o auxílio de dois presos, teria mantido as vítimas molhadas durante toda a noite, depois de jogar água sobre elas. O laudo pericial atesta que um dos menores correu risco de morte por traumatismo craniano.

    "As vítimas estavam sob a guarda e responsabilidade do réu. Também houve emprego de violência, bem como intenso sofrimento físico e mental, comprovados por meio das reiteradas agressões a que foram submetidas", anotou o desembargador substituto Newton Varella Júnior, relator do apelo.

    Para o magistrado, a função do policial é coibir crimes e não praticá-los em claro descumprimento das normas legais. A votação foi unânime

 

 

Fonte: TJSC


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - TJSC confirma pena a policial civil por tortura contra dois adolescentes - Direito Penal

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , ,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário