sexta-feira, 12 de março de 2010

Correio Forense - Acusado de sequestro de familiares de funcionários da CEF continuará preso - Direito Penal

09-03-2010 16:00

Acusado de sequestro de familiares de funcionários da CEF continuará preso

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter preso um integrante de quadrilha vinculada a uma facção criminosa até o julgamento de recurso de apelação. O acusado responde pelos crimes de extorsão mediante sequestro, posse e porte ilegal de armas de uso restrito e uso de documentos falsos.

Consta do processo que a quadrilha a qual pertenceria o acusado sequestrou, no Rio Grande do Norte, familiares de funcionários da Caixa Econômica Federal, dentre os quais idosos e uma criança, a fim de obter barras de ouro como pagamento de resgate. O grupo teria, ainda, ameaçado colocar explosivos no corpo de um funcionário. No quintal casa usada como cativeiro, estavam enterrados explosivos e mais armas de fogo.

A polícia prendeu a quadrilha, em Recife, dois dias depois do crime. Nessa ocasião, os acusados teriam mostrado documentos falsos, para ocultarem antecedentes criminais. O SJT, no entanto, entende a falsificação dos documentos como exercício de autodefesa e afastou essa condenação. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) havia afastado, também, o acréscimo de pena por continuidade delitiva.

A confissão do crime foi considerada como atenuante na fixação da pena. Em contrapartida, foram considerados agravantes a duração do seqüestro (mais de 24horas0, a inclusão de criança e idosos entre as vítimas, a reincidência criminal e o forte armamento usado.

A defesa solicitou a anulação da prisão em flagrante, pois ela teria sido efetuada em outro estado e dois dias após os fatos. Pediu, ademais, concessão de liberdade provisória, a redução da pena, caso a condenação fosse mantida, e a transferência do cárcere para São Paulo, para que o acusado ficasse próximo à família e recebesse tratamento para tuberculose.

O ministro Og Fernandes entendeu que não há ilegalidade no flagrante, já que a perseguição do acusado não foi interrompida e destacou a decisão do TRF5, que mencionou a fuga do homem para outro estado, portando documentos falsos. A alta periculosidade, constatada pela reincidência e pela ligação ao PCC e registro de tentativa de fuga seriam requisitos para a manutenção da prisão. Já o pedido de transferência de presídio não pôde ser julgado, pois não foi submetido a julgamento no tribunal de origem antes.

Fonte: STJ


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Acusado de sequestro de familiares de funcionários da CEF continuará preso - Direito Penal

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , ,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário