12 de Janeiro de 2010 - 19h02 - Última modificação em 12 de Janeiro de 2010 - 19h02
Lavagem do Bonfim promove o Fórum Social Mundial em Salvador
Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil
![]()
![]()
![]()
![]()
Brasília - A tradicional Lavagem do Bonfim que ocorre nesta quinta-feira (14), festa que reúne mais de um milhão de pessoas, anunciará a realização do Fórum Social Temático de Salvador, parte das atividades do Fórum Social Mundial, pela primeira vez na capital baiana, onde o Fórum terá início no próximo dia 29 de janeiro.
De acordo com a organização do Fórum, o governador Jaques Wagner receberá uma camisa do evento das baianas que fazem a Lavagem, que é a segunda festa mais popular da cidade, atrás apenas do carnaval.
A Festa do Bonfim é o símbolo do sincretismo baiano. É uma celebração religiosa que acontece na segunda quinta-feira depois do Dia de Reis (comemorado no dia 6 de janeiro). Todos se vestem de branco, a cor de Oxalá, e percorrem 8 km em procissão, desde o Largo da Conceição até o Largo do Bonfim. O ponto alto da festa ocorre quando as escadarias da igreja são lavadas por cerca de 200 baianas vestidas a caráter.
Durante o Fórum, Salvador concentrará os diálogos envolvendo chefes de estado da América Latina e da África. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de um debate com outros chefes de estado e representantes de instituições como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), e outras entidades civis brasileiras e internacionais. De acordo com a organização do Fórum, é esperada a presença de seis chefes de estado latino-americanos e de três africanos.
Evo Morales (Bolívia), Fernando Lugo (Paraguai), Hugo Chávez (Venezuela), Mauricio Funes (El Salvador), Boni Yaji (Benin), Leonel Fernández (República Dominicana) e Abdoulaye Wade (Senegal) estão entre os líderes aguardados. O Senegal será o próximo anfitrião do Fórum Social Mundial.
Edição: Rivadavia Severo![]()
Agência Brasil - Lavagem do Bonfim promove o Fórum Social Mundial em Salvador - Direitos Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário