19-01-2010 07:30Sem vagas: Defensoria obtém habeas corpus para 300 presos cumprirem prisão domiciliar
![]()
[color=#333333]
A Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso do Sul obteve decisão favorável referente ao pedido de habeas corpus para libertar aproximadamente 300 detentos do presídio de Dois Irmãos do Buriti, a 73 quilômetros de Campo Grande.
A Coordenação do Núcleo Estadual de Atendimento a Presos Provisórios e Condenados da Defensoria Pública informou que o pedido era para que os detentos cumprissem pena domiciliar até que sejam disponibilizadas vagas em regime semi-aberto.
A 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul concedeu o pedido e determinou na terça-feira (12) que os presos fossem soltos. A decisão atinge os detentos que são do regime semi-aberto da Capital e foram transferidos para Dois Irmãos do Buriti por falta de vagas na Colônia Penal Agrícola passando a cumprir pena em regime fechado.
A coordenadora do Núcleo Estadual de Atendimento a Presos Provisórios e Condenados da Defensoria Pública, Elizabeth Fátima Costa, explica que o pedido também foi motivado pela falta de condições para que os detentos trabalhassem no local.
"A cidade não tem vagas de trabalho suficientes nem mesmo para a população local, quanto mais para os encarcerados. Alguns realizam atividades dentro da unidade, trabalhando na horta, por exemplo, mas não é suficiente".
[/color]
Fonte: DPMS
A Justiça do Direito Online
O Direito Penal e a segurança pública em notícias. Busca-se pela garantia do princípio da “nulla poena sine lege”, não há pena sem lei [Digesta 5.1.131], ou seja, “nullum crimen, nulla poena sine praevia lege”! Por fim, o blog tem por foco o Direito Penal Garantista, ou garantismo penal, onde não pode haver punição sem julgamento [Nulla poena sine iudicio] e sem processo (Secundum eventum litis, Segundo o resultado do processo), sem o Devido processo legal seja formal ou substancial.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Correio Forense - Sem vagas: Defensoria obtém habeas corpus para 300 presos cumprirem prisão domiciliar - Direito Penal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
                
Nenhum comentário:
Postar um comentário