31-08-2009Jornalista de BBC consegue se livrar de processo criminal ao usar identidade da irmã
![]()
A jornalista Arifa Farooq, da rede britânica BBC, se livrou de um processo criminal por usar o nome de sua irmã para investigar uma denúncia de abusos contra idosos, informou o Sindicato dos Jornalistas de Portugal.
Após ela denunciar em uma reportagem que empresa que cuidam de idosos em domicílio cometiam práticas abusivas, o Governo Local do Parlamento escocês começou a investigar o assunto e descobriu que a jornalista havia usado a identidade de sua irmã durante a apuração.
O Sindicato Nacional dos Jornalistas britânico (NUJ) vinha pressionando o Governo para que Arifa fosse "louvada e não perseguida", já que o que ela ajudou a desvendar era grave demais para justificar os meios usados.
Jeremy Dear, secretário-geral do NUJ, afirmou que "esta é uma vitória para a liberdade de imprensa", e que "o sindicato continuará defendendo jornalistas que são perseguidos por fazerem bem o seu trabalho e defenderem os valores do jornalismo de interesse público".
Fonte: Portal imprensa
A Justiça do Direito Online
O Direito Penal e a segurança pública em notícias. Busca-se pela garantia do princípio da “nulla poena sine lege”, não há pena sem lei [Digesta 5.1.131], ou seja, “nullum crimen, nulla poena sine praevia lege”! Por fim, o blog tem por foco o Direito Penal Garantista, ou garantismo penal, onde não pode haver punição sem julgamento [Nulla poena sine iudicio] e sem processo (Secundum eventum litis, Segundo o resultado do processo), sem o Devido processo legal seja formal ou substancial.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Correio Forense - Jornalista de BBC consegue se livrar de processo criminal ao usar identidade da irmã - Direito Penal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário