05-09-2009Corregedoria aumenta prazo de validade dos mandados de prisão civil
![]()
O prazo de validade dos mandados de prisão civil será por um ano, prorrogável por igual período se a ordem judicial ainda não tiver sido cumprida. A mediada está de acordo com o Provimento nº 10, de 26 de agosto de 2009, que altera a redação do art. 21 do Provimento Geral da Corregedoria de Justiça do Distrito Federal, aplicado aos Juízes e Ofícios Judiciais. A regra anterior previa a eficácia do mandado por apenas noventa dias.
Tratando-se de prisão civil deprecada por juiz de outra unidade federada, será ele cientificado da necessidade de renovação anual do mandado, conforme prevê o § 2º do art. 44 do citado Provimento, com a redação modificada pelo Provimento nº 10, de 26 de agosto de 2009.A extensão do prazo implica em maior efetividade no cumprimento dos mandados.
Fonte: TJDF
A Justiça do Direito Online
O Direito Penal e a segurança pública em notícias. Busca-se pela garantia do princípio da “nulla poena sine lege”, não há pena sem lei [Digesta 5.1.131], ou seja, “nullum crimen, nulla poena sine praevia lege”! Por fim, o blog tem por foco o Direito Penal Garantista, ou garantismo penal, onde não pode haver punição sem julgamento [Nulla poena sine iudicio] e sem processo (Secundum eventum litis, Segundo o resultado do processo), sem o Devido processo legal seja formal ou substancial.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Correio Forense - Corregedoria aumenta prazo de validade dos mandados de prisão civil - Direito Penal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário