9 de Setembro de 2009 - 16h38 - Última modificação em 9 de Setembro de 2009 - 16h39
Metade dos municípios atrasaram a aplicação dos recursos do Pronasci, diz ministro
Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
![]()
![]()
![]()
![]()
São Paulo - Metade dos municípios que receberam recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), referentes a 2008, estão atrasados em relação à aplicação da verba. A estimativa é do ministro da Justiça, Tarso Genro, que se reuniu hoje (9) para discutir o andamento do programa com 22 prefeitos paulistas. Os prefeitos que não apresentarem justificativas para o atraso no uso dos recursos serão impedidos de receber as verbas deste ano, alertou o ministro.
Segundo Tarso, as dificuldades técnicas na implementação dos projetos são o principal motivo do atraso na utilização do dinheiro. “Os municípios têm pouca experiência de lidar com esses recursos, pouca experiência nos programas preventivos” ressaltou.
De acordo com ele, apesar das prefeituras contarem com apoio do Ministério da Justiça, as administrações municipais não estavam preparadas para lidar com um aumento expressivo de recursos para segurança pública, o que foi proporcionado pelo Pronasci.
O ministro ressaltou que, por se tratar de um programa que trata a segurança pública de maneira abrangente, os resultados do Pronasci aparecem a médio e longo prazo. No entanto, segundo Tarso, na próxima semana será divulgada uma pesquisa que aponta redução siginificativas da criminalidade em regiões onde o projeto foi implementado.
Edição: João Carlos Rodrigues![]()
Nenhum comentário:
Postar um comentário