sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Agência Brasil - Força Nacional poderá atuar na segurança dos Jogos Olímpicos de 2016 - Segurança

 
7 de Outubro de 2009 - 14h12 - Última modificação em 7 de Outubro de 2009 - 14h23


Força Nacional poderá atuar na segurança dos Jogos Olímpicos de 2016

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito
Marcello Casal Jr/ABr
Brasília - O ministro da Justiça, Tarso Genro, durante cerimônia de formatura da primeira turma do Batalhão Escola de Pronto Emprego da Força Nacional de Segurança Brasília - O ministro da Justiça, Tarso Genro, durante cerimônia de formatura da primeira turma do Batalhão Escola de Pronto Emprego da Força Nacional de Segurança
Brasília - A Força Nacional poderá atuar na segurança dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro.

A informação foi dada hoje (7) pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, após participar da cerimônia de formatura da primeira turma do Batalhão Escola de Pronto Emprego da Força Nacional de Segurança .

Ele disse que, se necessário, 20 mil homens poderão atuar na segurança junto com autoridades locais, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

“O Brasil tem um programa maduro e civilizado de segurança pública, e temos homens e mulheres treinados para fazer esse serviço. E já demos a demonstração no Pan-Americano [realizado no Rio de Janeiro em 2007]. Isso foi fulminante para tirar de pauta a questão da segurança e nós podermos trazer as Olimpíadas em 2016”, afirmou o ministro.

Ele comentou também a acusação de violência e estupro por três policiais da Força Nacional de Segurança Pública, em Luziânia, município goiano no Entorno do Distrito Federal. De acordo com o ministro, o caso, que ocorreu na madrugada de sábado (3), já está sendo apurado. Segundo a denúncia, dois jovens foram violentados e torturados pelos policiais.

“É o primeiro caso grave que acontece na Força Nacional e está sendo apurado. Vocês podem ter certeza de que, se essas pessoas tiverem cometido isso que está sendo noticiado, elas terão uma punição exemplar, porque são as primeiras que mancham o prestígio da Força Nacional”, disse.

A Força Nacional realiza ações de segurança em municípios da região do Entorno do Distrito Federal. Segundo o Ministério da Justiça, a força, que foi criada em 2004, trabalha em apoio às instituições de segurança estaduais em momentos de crise e sob a coordenação das secretarias de Segurança Pública. Para conseguir o auxílio da Força Nacional, o governo do estado deve fazer a solicitação ao ministro da Justiça.




Edição: Nádia Franco  



Agência Brasil - Força Nacional poderá atuar na segurança dos Jogos Olímpicos de 2016 - Segurança

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário