quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Correio Forense - 2ª Turma mantém prisão preventiva de PM acusado de assassinato de jornalista em Porto Ferreira (SP) - Direito Penal

28-10-2009

2ª Turma mantém prisão preventiva de PM acusado de assassinato de jornalista em Porto Ferreira (SP)

 

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal negou, por unanimidade de votos, Habeas Corpus (HC 99990) a um capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, acusado de integrar, juntamente com mais quatro integrantes da PM, a quadrilha acusada de assassinar o jornalista Luis Carlos Barbon, que denunciou o envolvimento de vereadores de Porto Ferreira (SP) num esquema de aliciamento de crianças e adolescentes, para a realização de orgias sexuais em chácaras localizadas nos arredores do município.

O capitão da PM, suspeito de ter ordenado o homicídio, está preso preventivamente desde 3 de março de 2008 sob o argumento de que estaria intimidando testemunhas. No julgamento desta tarde, o advogado do policial sustentou que a manutenção de sua prisão preventiva não está suficientemente motivada, conforme o que dispõe a Lei nº 11.689/08, que alterou o artigo 413 do Código de Processo Penal.

O representante do Ministério Público presente à sessão, Wagner Gonçalves, opinou pela manutenção da preventiva tendo em vista os fatos concretos que a justificam. Pelo menos três testemunhas relataram que sofreram atentados cuja autoria é imputada aos policiais militares. Além disso, trata-se de crime grave, praticado em uma pequena cidade e a revogação da prisão dos acusados poderá gerar na população sensação pública de abandono da lei e desamparo completo.

O relator do habeas corpus, ministro Cezar Peluso, afirmou em seu voto que não há nenhuma ilegalidade flagrante. “O decreto de prisão preventiva está muito bem fundamentado e os fatos que constituem causa da preventiva são graves. Trata-se da imputação a policiais militares de formação de uma quadrilha, a prática dos crimes e depois intimidação de testemunhas. E isso já seria suficiente”, afirmou o relator. Os demais integrantes da Segunda Turma acompanharam voto de Peluso, e negaram seguimento ao habeas corpus.

 

Fonte: STF


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - 2ª Turma mantém prisão preventiva de PM acusado de assassinato de jornalista em Porto Ferreira (SP) - Direito Penal

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , ,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário