quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Correio Forense - Motorista compra CNH falsa no trabalho e se diz vítima, mas é condenado - Direito Penal

13-10-2012 11:00

Motorista compra CNH falsa no trabalho e se diz vítima, mas é condenado

     

   A 2ª Câmara Criminal do TJ manteve a condenação de um motorista que foi preso por apresentar carteira de habilitação falsa em blitz policial. O réu não fizera qualquer curso, prova ou teste, recebera a CNH na porta do trabalho e afirmou que nunca desconfiou que o documento era falso. Ainda, se disse vítima de um golpe. A justificativa não convenceu e o réu foi condenado em dois anos de reclusão, em regime aberto.

   Segundo o acusado, um rapaz apareceu em seu trabalho com a oferta de confecção da carteira nacional de habilitação de maneira facilitada. Bastava pagar R$ 1 mil, comparecer uma vez em autoescola e o documento estaria pronto. Em depoimento, o réu confirmou todo o procedimento e salientou que  “em momento algum sabia que se tratava de um documento fraudulento, e se soubesse não teria realizado a negociação”. Os desembargadores analisaram a apelação do motorista, condenado na comarca de Criciúma, e refutaram as teses de defesa.

    “Ora, diante de tais declarações, não há como acolher a alegação do apelante de que desconhecia a ausência de autenticidade da CNH (…), é cediço que para a obtenção da CNH faz-se necessária a realização não só de exames, mas também de aulas educacionais, conforme veementemente noticiado. A aquisição, portanto, de referido documento, sem o cumprimento dos respectivos requisitos, evidencia o caráter ilícito da conduta”, anotou o desembargador Ricardo Roesler, relator da matéria.

    O motorista foi condenado pelo delito de uso de documento falso e absolvido do crime de falsificação de documento público, já que não teria forjado a carteira. A votação da câmara foi unânime (Ap. Crim. n. 2012.047527-3).    

Fonte: TJSC


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Motorista compra CNH falsa no trabalho e se diz vítima, mas é condenado - Direito Penal

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , ,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário