sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Correio Forense - Condenado por roubo e violência doméstica pede liberdade condicional sem análise psicológica - Direito Penal

12-01-2011 06:00

Condenado por roubo e violência doméstica pede liberdade condicional sem análise psicológica

 

O Supremo Tribunal Federal recebeu hoje (10) Habeas Corpus (HC 106913) impetrado pela defesa de G.D.A., que cumpre pena de seis anos e quatro meses por roubo e violência doméstica. O HC questiona a decisão da Justiça Estadual de exigir a realização de exame criminológico (análise psicológica) antes de autorizar seu livramento condicional.

G.D.A. está preso desde maio de 2007 no Albergue Estadual de Ijuí (RS). Em junho de 2010, o Juízo de Execuções Criminais da Comarca de Ijuí concedeu-lhe liberdade condicional, diante do cumprimento do prazo pertinente e da conduta carcerária satisfatória. O Ministério Público, porém, recorreu dessa decisão, sustentando a necessidade buscar mais elementos de convicção a respeito das condições subjetivas do criminoso.

O recurso foi acolhido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que considerou “temerária” a concessão da condicional com base apenas no atestado emitido pela administração do estabelecimento prisional, “o que nem sempre reflete a real situação do sentenciado”. O TJ-RS considerou “impositiva” a submissão de G.D.A. a exame criminológico, que, no RS, é realizado por meio de análises psicológica e social.

No Habeas Corpus, a defesa alega que a manutenção de G.D.A. na cadeia, à espera do exame criminológico, configura constrangimento ilegal. Sustenta que a exigência baseou-se apenas na pena aplicada e à natureza dos delitos, sem fazer referência ao comportamento carcerário, ao desempenho no trabalho que lhe foi atribuído, à aptidão para prover a própria subsistência por meio de trabalho honesto, à possibilidade de retorno à delinquência e outros aspectos capazes de justificar a exigência da análise psicológica. “A má fundamentação para a realização do exame criminológico viola frontalmente a Súmula Vinculante nº 26, que permite a realização do exame desde que por força de motivação devida”, afirma a inicial.

 

Fonte: STF


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Condenado por roubo e violência doméstica pede liberdade condicional sem análise psicológica - Direito Penal

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , ,

 

Um comentário:

  1. Equivocado está o TJRS, por que se está na lei, deve ser obedecido, independentemente se é correta ou não.
    Os chamados benefícios da lei, na realidade não são benefícios e sim direitos...

    Depois de longa e exaustiva reunião com minha webdesigner (minha filha), onde fui obrigado a me impor, fazendo valer a minha vontade, sim... sim... sim..., ela resolveu, digo, resolvemos, manter o blog: HTTP://REABILITEOCREDITO.BLOGSPOT.COM, espaço virtual destinado a orientar profissionais e pessoas que tem restrições nos órgãos de proteção ao crédito (SPC, SERASA, SISBACEN, EQUIFAX, etc.), orientando nos procedimentos que devem ser tomados para resolver o “problema”, os interessados poderão postar o seu problema e nós responderemos sempre de acordo com o que nos for perguntado. Os seguidores ou visitantes ocasionais do blog poderão se quiserem, nos auxiliar a encontrar o melhor caminho.

    As postagens que estavam sendo feitas nos blog: http://coutoviana.blogspot.com (Direito Penal) e http://ramosdodireito.blogspot.com (Artigos doutrinários e postagens jurídicas), passaram a ser postados no blog: HTTP://OSRAMOSDODIREITO.BLOGSPOT.COM, para o qual, peço que meus amigos migrem, ou seja, aqueles que se cadastraram nos outros blogs, se inscrevam no novo blog.

    Às mulheres em geral mantenho o convite para visitarem o blog destinado principalmente a vocês, independentemente da profissão que exerçam, assim não deixem de clicar em HTTP://PRODUTINHOSNOCABELO.BLOGSPOT.COM tenho certeza de que encontrarão sempre algo novo que as deixarão ainda mais bonitas... por fora, porque por dentro já o são.

    E àquelas que gostam de prosa e verso; poesia e outras cossitas más, indico o Blog da minha mulher: HTTP://COISASDELUCI.BLOGSPOT.COM, se EU não divulgar o “couro come”, é o preço que se paga por me agüentar por mais de 40 anos...

    FELIZ - 2011

    ResponderExcluir